Thursday 17 April 2014

Quatro escolas de inglês da Irlanda são suspensas por suspeita de fraude

O Serviço de Imigração e Naturalização Irlandesa (INIS - Irish Naturalisation and Immigration Service) anunciou a suspensão de 4 escolas que ofereciam cursos de inglês na Irlanda. Esse anúncio foi realizado em seu site nos últimos dias deixando dezenas de alunos sem saber o que fazer a respeito. A raíz das graves acusações é em relação as práticas de algumas escolas que ofereciam esses cursos para estudantes não europeus.  A INIS e o The Garda National Immigration Bureau (GNIB) suspenderam a emissão de vistos e autorizações de residência para os alunos matriculados nessas escolas.

As escolas que estão sendo investigadas e estão suspensas de emitir vistos são:

        ·         Eden College
        ·         National Media College (antigamente New Media College)
        ·         Millennium College
        ·         Business & Computer Training Institute

Esta suspensão está pendente de novas investigações sobre estas denúncias de irregularidades. Outras escolas podem ser impactadas por essas investigações e sofrerem com as mesmas medidas.


A equipe do GO TO DUBLIN entrou em contato com o Serviço de Imigração e eles recomendaram que todas as pessoas afetadas devem contatar diretamente o Serviço de Imigração para qualquer denúncia ou informação a respeito de sua situação e aplicações dos vistos. Além disso, disseram que não comentarão nada a respeito das investigações. 
O jornal irlandês The Independent publicou hoje que manteve contato com o Diretor Executivo do Millennium College School, Rezaul Haque, que alegou que esta suspensão não vai causar problemas de imigração para os alunos que frequentam esta escola e espera que tudo seja resolvido rapidamente. Além disso, eles enfatizaram que tentaram entrar em contato com as outras três escolas, embora os esforços foram em vão, até agora.

Para ler o artigo em inglês visite: THE INDEPENDENT

INIS: Atenção para as futuras possibilidades de Fraude

Em seu site, o INIS recorda a todos os usuarios que isso pode causar outros tipos de fraude. O INIS alerta que algumas escolas têm sido contactadas via telefone por pessoas que se passam por funcionários do INIS, exigindo o pagamento de taxas para que não sejam fechadas também, encadeando  assim muito mais vítimas com essas fraudes.


Todas as taxas e multas que poderiam ser cobradas pelo INIS são postadas em seu site e essas informações não são passadas por telefone. É importante ressaltar que as escolas relatem tentativas de contato via telefone para o INIS e o GNIB, para emissão de queixa.
O INIS pode ser contactado através de:

Visa Matters - visamail@justice.ie

É importante colocar no email as informações:
• Nome completo
• Número INIS (se aplicável)
• Número GNIB (se aplicável)
• Endereço atual
Para maiores informações click aqui

Depoimento de aluno afetado por essa fraude

Eu fechei meu curso em janeiro com a Eden College, logo após fechar saiu o escândalo da filial de Londres, fiquei preocupado, afinal paguei 1500 euros (para estudar na parte da tarde, na parte da manhã saia por 2200) assim que fiquei sabendo minha consultora anunciou que voltaria para o Brasil, perdendo o contato "direto" com a escola, ai a escola me enviou as cartas da imigraçao, acomodação e seguro obrigatório, onde fiquei mais tranquilo. Ai vem esse problema com a fraude de frequência, fiquei mais uma vez preocupado com a escolar  faltando menos de dois meses (vou dia 16/06/2014) e nao sei o que fazer, entrei em contato com a escola por e-mail na terça (15/04/2014) e me disseram que estavam sob investigação e que os alunos nao seriam prejudicados de forma alguma, responderam algumas perguntas, mas quando perguntei sobre reembolso simplesmente nao responderam mais. Não entrei em contato com a imigração ainda e tenho um amigo na mesma situação  com a mesma escola”
Elias Ribeiro

1 comment: